Atendimento: +55 51 3013.5590
Área Restrita: Condominios

10 dicas para valorizar seu imóvel

Especialista em recuperação de fachadas ensina como preservar o bom aspecto de prédios e condomínios.

Manter a valorização dos imóveis no mercado é uma preocupação permanente de síndicos e administradores de condomínios. Afinal, o bom aspecto da construção influencia diretamente os valores de venda das unidades. Um detalhe simples, como o estado de conservação da fachada, pode ser o bastante para criar uma diferença de preço entre dois edifícios semelhantes.
– Existem muitas formas de agregar valor a um imóvel. A maioria das soluções é simples e, com um pouco de planejamento, podem ser adicionadas ao calendário dos condomínios sem causar transtornos aos usuários – diz Robert Selke, diretor da Kiir, empresa especializada na recuperação de fachadas.

Confira abaixo 10 dicas que podem contribuir para valorizar seu imóvel.

• PREFIRA VIDROS DE ALTA PERFORMANCE
Vidros de alta performance são conhecidos por melhorar o conforto térmico de um edifício, uma vez que suas superfícies recebem a aplicação de finas camadas refletivas de alta resistência. Essa melhoria proporciona a redução do calor e da luz que penetra no ambiente. Além do conforto térmico, os vidros de alta performance racionalizam o uso da iluminação e valorizam o aspecto estético das edificações.

• OBSERVE AS SAÍDAS DE AR
As instalações de ar-condicionado podem ocasionar um aumento expressivo da conta de energia elétrica, sobretudo em prédios antigos. Isso acontece porque, durante a instalação dos aparelhos, pode não ser realizada uma vedação correta entre as janelas, o que ocasiona um aumento da troca de calor com o ambiente externo. Portanto, é muito importante observar as saídas de ar: janelas, vidraças, persianas ou venezianas.

• INVISTA NO SISTEMA RETROFIT
Retrofit significa modificar algo que já está construído. Falando especificamente de imóveis, trata-se de promover mudanças internas e externas que aprimorem a performance de uma construção. A técnica pode ser aplicada em qualquer imóvel que tenha a partir de 30 anos. Reduz o consumo de energia, impacta em custos de aquecimento, refrigeração e iluminação dos edifícios; diminui a penetração de umidade e mofo; atualiza acessibilidade e segurança; entre outros benefícios.

• CUIDADO COM A FACHADA
Não adiante ter um interior do prédio bonito e bem cuidado se a área externa esta sem manutenção. A má aparência de um imóvel é o suficiente para desvalorizá-lo e coloca-lo a um preço bem menor em comparação às outras edificações semelhantes.

• REFORMA DE ÁREAS COMUNS
Muitas vezes, as áreas comuns de prédios antigos caem no esquecimento. Ao longo dos anos, os ambientes apresentam a mesma decoração antiga, os mesmos móveis desgastados e a mesma pintura antiquada. Além da parte exterior, é importante ter áreas comuns atraentes.

• ATENÇÃO PARA O IMPACTO AMBIENTAL
A população esta cada vez mais consciente do impacto de suas ações no meio ambiente. Desta forma, hoje são mais valorizados empreendimentos que utilizam soluções ecologicamente corretas, incluindo separação de lixo e coleta seletiva, sistemas de reaproveitamento de água e economia de energia elétrica, entre outras iniciativas.

• OBSERVE ENCANAMENTOS E FIAÇÃO ELÉTRICA
A fiação elétrica, bem como os encanamentos, sejam eles antigos ou não, devem ser inspecionados anualmente, para que seja feita manutenção ou troca, caso seja identificado algum tipo de problema.

• VERIFIQUE OS ASPECTOS DE SEGURANÇA
Também é importante manter em dia a manutenção de itens de segurança, como câmeras e sensores de alarme. Além disso, é imprescindível verificar a performance dos elevadores, o bom estado dos sistemas de segurança contra incêndio, as sinalizações e o para-raios.

• INVISTA EM ACESSIBILIDADE
Um item comumente negligenciado em alguns edifícios, mas que é muito importante para a valorização de um imóvel é a questão da acessibilidade. É imprescindível que prédios garantam o acesso de pessoas com deficiência e com a mobilidade reduzida. Em prédios mais antigos, que não tem estrutura de rampas ou plataformas, busque soluções diferentes.

• OBSERVE A VEDAÇÃO CONTRA ÁGUA E AR
Infiltração e mofo são as principais causas de dor de cabeça para administradores de prédios, já que se trata de uma questão que pode comprometer a saúde e até a estabilidade dos imóveis. Portanto, esteja atento para evitar problemas com infiltrações, bolor e deterioração do edifício.
_____

Fonte: ZERO HORA – 14/06/2015 – página 4